sábado, 16 de maio de 2009

O Legado de O Exterminador do Futuro: a influência da saga na cultura pop

As ramificações da cinessérie O Exterminador do Futuro já foram objeto de um artigo recente da revista VIP, mas merecem uma abordagem aqui no blog. Quando James Cameron decidiu fazer um pequeno filme B de ficção científica em 1984, não tinha idéia do que estava criando. The Terminator (O Exterminador do Futuro, no Brasil) foi um estrondoso sucesso de bilheteria (custou menos de 7 milhões de dólares, uma ninharia mesmo naquela época, e faturou mais de 10 vezes isso), catapultou a carreira de Arnold Schwarzenegger e deixou as plateias do mundo estarrecidas com sua mistura até então inédita de ação desenfreada, viagem no tempo e efeitos especiais inovadores e criativos. O que o diretor James Cameron (que merece um post mais detalhado só dele em breve) não podia imaginar era que este pequeno filme daria origem a uma imensa variedade de produtos, não só de mais 2 filmes (com o quarto saindo este ano), mas também programas de TV, DVDs, quadrinhos, brinquedos, atrações de parques temáticos e sei lá mais o quê. Vamos ver (ou rever) alguns dos produtos derivados mais interessantes...

Filmes: os produtos mais diretamente ligados são, claro, as continuações. Terminator 2 conseguiu superar o original em quase tudo (inclusive na bilheteria; só que também custou 15 vezes mais!), apresentando simplesmente os mais modernos e inovadores efeitos digitais da época, embora o diretor tenha feito algumas concessões (a mais importante foi transformar o exterminador de Schwarzenegger em mocinho). Terminator 3, já sem James Cameron, não apresentou grandes inovações, além da alta qualidade das cenas de ação e dos efeitos digitais que já era esperada. Também fez grande bilheteria, mas aí já era roubar doce de criança, pois a saga já era uma franquia, um fenômeno da cultura pop.





DVDs e Edições de Colecionador: ver post anterior.




Games: uma das franquias que mais rendem games, pois praticamente todas as plataformas já tiveram uma ou mais versões. Só do Playstation 2 recentemente foram lançados 3 jogos. A nova geração (Playstation 3, XBOX 360 e Wii) ganhará suas versões com o próximo filme, Terminator Salvation, ainda este ano.


Quadrinhos e livros: a saga já inspirou dezenas de versões. As HQs mais interessantes são os crossovers: os exterminadores já enfrentaram o Superman, Robocop, Aliens e Predadores, entre outros.
Brinquedos: foram lançados vários veículos, kits de montar e action figures baseados nos dois últimos filmes. Esperem uma enxurrada de novos bonequinhos e veículos baseados no novo filme.

TV e outras mídias: além da série de TV Terminator: The Sarah Connor Chronicles (a primeira temporada já foi lançada aqui em DVD, a terceira aguarda confirmação nos EUA), existe uma revista em quadrinhos digital, ainda inédita no Brasil, entitulada The Terminator: Hunters and Killers.
Atração do Universal Studios: após o sucesso do segundo filme, foi lançada no parque temático da Universal a atração T2- 3D: Battle Across Time, que na minha opinião já vale o ingresso do parque todo (está lá até hoje!). É uma mini-continuação do segundo filme, com a participação dos atores originais, atores ao vivo e 12 minutos de ação em terceira dimensão (você se sente literalmente dentro do filme). É imperdível, só vendo para entender! Assista abaixo os vídeos gravados com os atores.


Por enquanto é isso. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário