terça-feira, 30 de novembro de 2010

ASTROS DO KUNG FU EM MINIATURA

Dentro do nosso assunto predileto, os filmes de kung fu, não há dúvida a respeito de quem são os três maiores astros do gênero: Bruce Lee, Jackie Chan e Jet Li. No Ocidente, inclusive, não é difícil achar fãs de filmes de artes marciais que desconhecem outros atores, ignorando grandes nomes como Sammo Hung, Yuen Biao, Donnie Yen e Wu Jing, isso para ficar só entre os mais famosos.
Entretanto, não podemos ignorar o fato de que o trio realmente foi responsável pela popularização do gênero em âmbito internacional. Como grande fã de filmes de pancadaria e também colecionador de action figures e miniaturas, hoje vou falar sobre alguns bonecos muito legais que retratam Bruce Lee, Jackie Chan e Jet Li.


Vamos começar com o imortal Bruce Lee. A Enterbay lançou as mais perfeitas e detalhadas versões do ídolo. A versão sem camisa e segurando o nunchaku impressiona pela riqueza de detalhes. Uma outra versão vem com uniforme branco. Ambas foram inspiradas no filme A Fúria do Dragão.



A versão mais legal é a do filme No Jogo da Morte, com o famoso macacão amarelo. Esta versão pode ser adquirida individualmente; porém também vem "de brinde" na compra do celular da Nokia N96, que vem com capa especial, chaveiro de nunchaku e o boneco, pela bagatela de 1300 dólares! Alguém se habilita? Ser pobre é realmente uma m....!



No caso de Jet Li, existem, até onde eu saiba, duas versões: uma baseada no filme Herói e outra, muito mais detalhada, inspirada no filme O Mestre das Armas (Fearless), também da Enterbay.


Meu ator favorito, Jackie Chan, é um caso à parte. Existem várias versões de várias empresas e com preços diversos. O problema é que esgotam rapidamente e se tornam raridade.

A versão mais simples, baseada na série de desenhos, é propositadamente mais infantil, por razões óbvias. Figuras baseadas na animação foram até brinde do Mclanche Feliz (e eu perdi essa!)...


Uma estatueta (não articulada) foi lançada recentemente, inspirada no seu melhor filme (na minha opinião pelo menos), Drunken Master 2 (O Mestre Invencível 2). Todo fã gostaria de ter uma, não é mesmo?

A Enterbay também tem a sua versão, com os detalhes e o preço salgado de sempre.



Existe também um boneco de Jackie com visual mais atual, baseada no documentário My Story, de 2001. Não lembro qual empresa o produziu, mas que é legal, isso é!


Para mim, a melhor figura do Jackie é a da foto que abre o post, baseada no filme Dragon Lord, de 1982 (aquele em que ele joga uma espécie de rúgbi com uma bola dourada e um tipo de futebol usando uma peteca). Além do corte de cabelo, expressão facial e roupas (de tecido) idênticos aos usados no filme, os acessórios são referências também a outros sucessos de Jackie: tem o indefectível vaso de vinho, marca registrada da série Drunken Master (O Mestre Invencível) e banquinho usado em vários filmes, como o próprio O Mestre Invencível e O Grande Mestre do Kung Fu. Apesar de não ser a mais cara, é uma das mais raras, pois foi produzida há mais de 15 anos (em 1993, acho). O que faz dela a minha favorita, além de tudo o que foi descrito acima, é um fator muito simples: eu tenho uma! Claro que é um dos tesouros da minha coleção...


Quem se interessar pode pesquisar na net, pois algumas ainda podem ser encontradas. Infelizmente, as mais fáceis de achar são as mais caras. Claro que empresas como Enterbay capricham nos detalhes (esculturas fiéis, roupas de tecido, cenários, muitos acessórios e mãos ou cabeças intercambiáveis), e isso se reflete no preço salgado (algo em torno de R$600,00 e R$700,00). Algumas lojas on line como All Center, Arte em Miniaturas e Limited Edition devem ter alguma coisa em estoque. No mais, é garimpar na internet ou nas grandes cidades (achei a minha em São Paulo). Até a próxima! Kiai!

Nenhum comentário:

Postar um comentário