terça-feira, 31 de maio de 2011

TARTARUGAS NINJA: O Fênomeno e seu Legado na Cultura Pop!


Um dos primeiros posts do Onari Blog foi a respeito da influência da saga O Exterminador do Futuro na cultura pop. Hoje vou falar de outro fenômeno que se iniciou nos anos 80 e persiste até hoje: As Tartarugas Ninja!

O INÍCIO:

No início dos anos 8o, Kevin Eastman e Peter Laird eram dois amigos que tinham três coisas em comum: gostavam de desenhar, não conseguiam sobreviver apenas com sua arte e estavam duros! Um dia, bêbados, fizeram uns desenhos muito esquisitos: tartarugas portando nunchakus e outros apetrechos marciais (rascunhos reproduzidos abaixo).

Gostaram tanto dos desenhos que resolveram fazer um gibi com os personagens. Usando um dinheiro emprestado (pelo tio de um deles), lançaram a HQ (em preto e branco) Teenage Mutant Ninja Turtles, em 1984. A curiosidade já começa pelo título longo, cuja tradução literal para o português seria Tartarugas Adolescentes Mutantes Ninja (mas que foi batizado apenas de Tartarugas Ninja no Brasil). Cada uma das quatro tartarugas era especialista em um tipo de arma ninja e cada uma tinha uma personalidade diferente, batizada com nomes de pintores renascentistas(!): Leonardo (o líder), Raphael (o esquentadinho); Michelangelo (o brincalhão) e Donatello (o cientista). Os quelônios eram treinados pelo mestre Splinter, um rato mutante.

Com esse curioso conceito e uma campanha esperta de marketing, a HQ logo se tornou um fenômeno de vendas. As primeiras (e violentas) aventuras foram lançadas em 2007 no Brasil pela Devir em um encadernado muito bom (com um interessante prefácio contando toda a história do processo criativo).

Mas a grande sacada dos autores foi expandir os personagens para as mais diversas mídias. Vamos analisar as mais importantes.

DESENHOS ANIMADOS

Sem dúvida, a primeira série de desenhos das Tartarugas Ninja foi a grande responsável por transformá-las em um fenômeno pop. Abusando do bom humor e alterando algumas características dos personagens (cada um tinha uma máscara de cor diferente para auxiliar na identificação - no gibi todas as máscaras eram vermelhas -, a violência dos quadrinhos foi atenuada e todos tinham um apetite gigante por pizza). No rastro do programa de TV, surge uma enxurrada de produtos, de canecas, roupas e material escolar a games, bonecos e os brinquedos mais variados. O desenho teve 10 temporadas, de 1987 a 1996.
Em 2003, outra série de animação foi lançada. Um pouco mais séria e violenta (mais fiel à HQ), não teve tanto sucesso, totalizando 5 temporadas.
Outra série, agora pela Nickelodeon, estreou em 2012, também com sucesso... E é inegável que, devido ao grande apelo das tartarugas, sempre haverá uma série animada para alimentar o sucesso...


FILMES DE LONGA METRAGEM (atualizado em 2015):

Com o sucesso do desenho, em 1990 é produzido o primeiro filme live action com os personagens. Utilizando bonecos da empresa de Jim Henson (criador dos Muppets), o filme teve um sucesso estrondoso, baseando-se mais nos desenhos da TV do que nos quadrinhos.
No ano seguinte é lançada a segunda parte, com humor mais infantil mas com o mesmo sucesso. É lembrada pela participação do rapper Vanilla Ice, hoje praticamente sumido.

Lançada em 1993, a terceira parte tem roteiro um pouco mais ambicioso, ambientado no Japão dos samurais, mas não fez tanto sucesso como os filmes anteriores.
Em 2007 um novo filme dos quelônios é realizado, mas desta vez em forma de animação computadorizada. Um pouco mais fiel aos quadrinhos, não fez tanta bilheteria mas teve uma crítica positiva e fez boa carreira em DVD.
Em 2014, para comemorar os 30 anos das Tartarugas Ninja, foi lançado o mais ambicioso filme live action da franquia. Produzido por Michael Bay (da franquia Transformers), o novo filme optou por utilizar a técnica de captura de movimento ao invés dos atores fantasiados. O resultado foi um visual nunca visto para os quelônios lutadores, desta vez cada um com visual diferente. Bom uso de efeitos visuais, cenas de ação alucinantes, Megan Fox como April e Johnny Knoxville como a voz de Leonardo e muitas referências à cultura pop fizeram deste o melhor filme até agora, embora a crítica não tenha sido tão favorável. Uma continuação é só questão de tempo...


GAMES

No auge da Tartarugamania, o arcade das Tartarugas fez um imenso sucesso. Desde então, praticamente todas as plataformas teve mais de uma versão de game das Tartarugas Ninja, do NES e Mega Drive, passando por todos os portáteis (do Game Boy ao PSP) até os consoles de última geração, como PlayStation e Wii.




ACTION FIGURES:

Com tanto apelo junto às crianças, é claro que os produtos mais populares foram os brinquedos das Tartarugas Ninjas, de jogos a veículos. Mas nada se compara aos action figures. As primeiras (e mais populares) séries foram da Playmates, com muitos acessórios.

Muitas outras versões foram lançadas posteriormente. Destaca-se a série baseada no filme de animação de 2007, bastante fiel ao filme.


A versão mais animal das Tartarugas é a da NECA, em comemoração aos 25 anos dos personagens. Ricas em detalhes e com o visual dos quadrinhos, cada figura vem com diversos acessórios e armas, além da tartaruguinha que a originou. As bases podem ser encaixadas umas às outras, obtendo um único (e lindo) cenário! Da série colorida, eu só tenho o Michelangelo (o que usa os nunchakus), o meu favorito.




Abaixo, um comparativo com o mesmo personagem (Leonardo) em diversas versões:
Na Comic Con de 2008, foi lançada uma coleção exclusiva do evento, com as quatro tartarugas da NECA em preto e branco, como nos quadrinhos! Uma raridade cobiçada entre os colecionadores, essa caixa era um dos meus objetos de desejo. Recentemente consegui adquirir uma numa loja de DVDs e action figures de São José dos Campos. Apesar de ser um pouco careira (essa não é a loja onde eu mais compro), o preço estava razoável (e eu não resisto a uma pechincha, especialmente em se tratando de action figures!). E a versão que eu tenho é mais rara ainda, porque tem o autógrafo do Kevin Eastman! Logicamente, é um dos itens mais valiosos da minha coleção.



Mesmo apresentando um conceito bizarro (mesmo para os dias de hoje), as Tartarugas Ninjas continuam populares, mais de 25 anos após seu lançamento, gerando milhares de produtos. Como diria Michelangelo no popular desenho da TV: "Santa Tartaruga!"

2 comentários:

  1. completíssima sua matéria sobre as Tartarugas Ninjas. eu simplesmente amava tudo que dizia respeito a elas. lembro que eu tinha uns copos muito tosco com um carimbo da Image Studio (?) que eu adorava; fora os jogos de mega e arcade.

    parabéns.

    ResponderExcluir