domingo, 8 de abril de 2012

COMO INICIAR UMA COLEÇÃO

Vamos falar hoje sobre um tema que eu adoro: coleções! Os leitores do ONARI BLOG já conhecem um pouco as minhas coleções de DVDs e action figures, mas eu tenho muitas outras que vou aproveitar para mostrar.
Uma dúvida comum em quem quer colecionar alguma coisa é: Como iniciar uma coleção?
A primeira coisa é decidir o que você vai querer colecionar. Pode ser qualquer coisa, mas considere todos os aspectos, como preço acessível, possibilidade de troca e facilidade de encontrar peças na internet. A minha coleção favorita é a de action figures. É claro que as melhores são na escala de 12 polegadas (Hot Toys, Sideshow), mais detalhadas e cheias de apetrechos, mas o preço salgado é proibitivo. Assim, optei pela escala de 7 polegadas, mais acessível e com boas opções.

Você não precisa ser tão radical no tema. Quando decidi colecionar DVDs, optei por filmes de kung fu. Depois, acabei abrindo o leque (hoje tem ação, ficção e até algumas comédias), mas de mais de 550 DVDs, mais de 70% é de filmes de luta.


Mesmo dentro de um tema, podem ser identificados sub-temas. Por exemplo, eu tenho uma coleção de carrinhos em escala 1:64 (tamanho de Hot Wheels). Decidi colecionar apenas carrinhos de cinema, games e séries de TV. Alguns colecionadores são ainda mais específicos: existem os que colecionam apenas bat-móveis!

Uma forma mais simples de colecionar é comprar uma coleção já pronta, como as que vêm em fascículos comprados em bancas. Um exemplo é uma magnífica coleção de insetos e outros invertebrados que a editora Salvat lançou há alguns anos. Acondicionados em lindos estojos, formam uma das mais vistosas coleções do meu acervo.


Um hobby pode criar outro, que é a coleção dos itens necessários. Um dos meus hobbies é a mágica. Assim, tenho uma extensa coleção de mágicas, com baralhos especiais e diversos apetrechos para fazer os mais divertidos e interessantes truques. Alguns foram comprados, outros confeccionados por mim mesmo ou adaptados de outros pré-existentes. Já são mais de 200 truques de mágica, para diversão da família, principalmente meus filhos.


Muitas vezes o tema é simples, gerando várias versões do mesmo produto. Um exemplo é o cubo mágico ou cubo de Rubik, o quebra-cabeça mais vendido do mundo, uma febre nos anos 80 que ainda conta com milhões de entusiastas (incluindo eu). Como existem inúmeras versões do cubo (algumas que inclusive nem cubo são!), acabam compondo uma coleção muito interessante.

Lembrem-se da REGRA DE OURO: uma coleção não precisa ser cara nem ter itens raros e valiosos. O mais importante é o prazer do colecionador!

Um comentário: