quinta-feira, 28 de novembro de 2013

ONARI BLOG Entrevista RODRIGO DE OLIVEIRA, autor de "O Vale dos Mortos"




Para estrear a primeira entrevista do ONARI BLOG, nada melhor do que prestigiar um autor brasileiro, natural da cidade de São José dos Campos, assim como eu. Rodrigo de Oliveira é o autor de O VALE DOS MORTOS, lançado este ano pela editora Baraúna. 


Na esteira do recente boom do gênero "Zumbi" na cultura pop (Residente Evil, The Walking Dead, Guerra Mundial Z, entre muitos outros títulos de games, filmes, séries de TV e HQs), o livro narra a história de um grupo de sobreviventes em meio a um apocalipse zumbi. A narrativa inova, porém, ao situar a história em São José dos Campos. Mas ninguém melhor para falar sobre o livro do que o próprio autor... Durante uma sessão de autógrafos na Bienal do Livro de São José dos Campos, ocorrida no início de Novembro, Rodrigo gentilmente concordou em conceder, via e-mail, uma entrevista para o ONARI BLOG, que você confere a seguir...

ONARI BLOG:  Comente brevemente o tema do seu livro, O Vale dos Mortos.
Rodrigo de Oliveira:  O Vale dos Mortos é um dos poucos livros sobre zumbis escrito e ambientado no Brasil e procura mostrar a história de uma família lutando para sobreviver em um mundo dominado por mortos-vivos. É uma história diferente porque traz uma ótica nova ao mostrar um planeta misterioso como a origem dos zumbis. É também uma obra que enfoca muito valores como família, liderança e trabalho em equipe. Tudo isso regado com muita violência e sangue, obviamente (risos).

OB: Quais foram as influências para a criação do livro?
RO: A ideia do livro surgiu de uma forma bastante diferente; foi após um pesadelo que eu tive ao assistir ao filme Madrugada dos Mortos (de Zack Snyder), um remake do clássico do horror Despertar dos Mortos, de George Romero. Para escrevê-lo, me inspirei muito nos livros de André Vianco, um verdadeiro mestre da literatura de horror no Brasil. Outra influência relevante foi a obra de Jorge Amado. Os livros dele estão repletos de personagens femininas fortes, e isso é uma característica marcante das minhas obras.

OB: Hoje o tema zumbi está em evidência na cultura pop nos filmes (Madrugada dos Mortos, Todo Mundo Quase Morto, Meu Namorado é um Zumbi, Guerra Mundial Z), séries de TV (The Walking Dead), games (Plants vs. Zombies, Resident Evil), quadrinhos (The Walking Dead, Zumbis Marvel) e até brinquedos. Como você vê o futuro do gênero e como o seu livro se posiciona neste cenário?
RO:  Eu gosto muito dessa febre em torno dos zumbis. Todo esse movimento abre espaço para inovações, desde blockbusters como Guerra Mundial Z até livros infantis. Acho que tudo isso aumenta a chance de surgirem ideias arejadas e diferentes. O Vale dos Mortos se encaixa bem nesse cenário de renovação porque quebra paradigmas. O enfoque em valores como família e solidariedade além de uma explicação revolucionária para o apocalipse credencia o livro como uma dessas inovações.

OB: Em outras entrevistas, você disse que O Vale dos Mortos é apenas o primeiro de uma série. Pode adiantar alguma coisa dos próximos livros?
RO: O Vale dos Mortos é a primeira obra da saga “As Crônicas dos Mortos”, prevista para ter cinco livros. O segundo volume da saga é “A Batalha dos Mortos” e deve ser lançado no ano que vem. Trata-se de um livro bastante violento e bem mais pessimista que o primeiro. Particularmente gostei muito de escrevê-lo, até porque tive a oportunidade de abordar aspectos mais sobrenaturais que haviam ficado relegados a um segundo plano. É um livro que vai surpreender muita gente.

OB: Agora uma proposta curiosa: caso uma emissora de TV (Globo, por exemplo) ou estúdio comprasse os direitos de O Vale dos Mortos para uma adaptação para TV ou cinema, que atores brasileiros você sugeriria para interpretar os personagens principais do livro?
RO: Essa é difícil (risos)!  De qualquer forma, fazendo alguns ajustes cosméticos de aparência, adoraria ver o Murilo Benício no papel do Ivan e Mayana Neiva no papel da Estela. São artistas versáteis e carismáticos e essas seriam, na minha opinião, as características fundamentais nessa empreitada.

OB: Por fim, deixe uma mensagem aos fãs do ONARI BLOG, que curtem filmes, games, quadrinhos, livros, action figures e cultura pop em geral.
RO: Quero agradecer muito essa oportunidade e quero dizer que espero sinceramente que O Vale dos Mortos agrade a todos. Tenho certeza que muitos irão se identificar com esse livro, pois no fundo tentei passar a mensagem que os acontecimentos descritos poderiam acontecer com qualquer um de nós.


O ONARI BLOG AGRADECE A GENEROSA PARTICIPAÇÃO DE RODRIGO DE OLIVEIRA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário