sexta-feira, 29 de maio de 2015

USAGI YOJIMBO: mais uma raridade na minha estante!


Como colecionador de action figures, adoro pesquisar e garimpar na internet novidades, e principalmente, raridades. Assim, é sempre uma grande satisfação quando consigo um boneco raro ou desejado há bastante tempo. Quando são as duas coisas, melhor ainda! Hoje é um desses casos: acabei de adquirir um raríssimo boneco do USAGI YOJIMBO, da Playmates, da antiga coleção das Tartarugas Ninja, de 1989! Mas afinal, quem é esse cara?

A maioria deve conhecê-lo (se é que conhece) de sua participação no antigo desenho das tartarugas ninja, no final dos anos 80/início dos 90.

Na verdade, assim como as Tartarugas, ele nasceu nos quadrinhos, mais precisamente em 1982, pelas talentosas mãos do quadrinhista Stan Sakai (cujo trabalho mais conhecido é como letrista de Groo, de Sérgio Aragonés). Sakai desejava criar uma HQ baseada no lendário Miyamoto Musashi, o mais famoso samurai do Japão. De fato, em seus primeiros esboços, seu personagem era humano, mas só "criou vida" quando Sakai transformou-o em coelho. Nascia Usagi Yojimbo (coelho guarda-costas, em japonês), cujo nome verdadeiro é Miyamoto Usagi (referência óbvia à fonte de inspiração).


Publicado a partir de 1986, a série usava o recurso dos animais antropomórficos, já consagrado pelas Tartarugas Ninja, Cerebus e outros, o que a princípio dava-lhe um apelo infantil, mas destacava-se pela abordagem séria e da rigorosa pesquisa histórica para a ambientação no Japão feudal, lembrando os filmes de samurai de Akira Kurosawa! Publicado até hoje nos EUA, só teve 6 edições no Brasil até agora, 3 pela Via Lettera e 3 pela Devir (os destaques são “Samurai”, com a origem do personagem, e “Sombras da Morte”, com a participação das Tartarugas Ninja). 


Para quem quer saber mais detalhes dos quadrinhos de Usagi e sabe ler em inglês, o grande objeto de desejo é Usagi Yojimbo Special Edition, lançado em homenagem ao aniversário de 25 anos. A caixa contém dois exemplares em capa dura com as primeiras histórias encadernadas mais alguns extras como esboços, histórias inéditas e muito mais, tudo por 100 dólares! Ficou com água na boca? Eu também! Infelizmente, está fora de catálogo...

Ainda sobre a HQ, aqui cabe um comentário pessoal: no último encadernado lançado aqui pela Devir, O Limiar da Vida e da Morte, mais precisamente na história O Passo do Crisântemo, um importante personagem (um vendedor de remédios) perambula pelas estradas cantarolando uma canção popular japonesa (Hato Po Po). Essa parte da história teve um apelo especial para mim, pois minha mãe cantava essa mesma canção para mim quando eu era criança (e depois, para meus filhos, seus netos)... Quem disse que nerd não se emociona?
Pelo pouco que conseguimos ler do coelho, dá para perceber porque ele tem uma legião de fãs fiéis pelo mundo. Não é à toa que gerou uma infinidade de produtos, incluindo nossas adoradas action figures. Várias versões foram lançadas, com graus diferentes de fidelidade, incluindo estátuas, bonecos de pelúcia e figuras articuladas.





Curiosamente, a menos fiel é a primeira a ser lançada, em 1989, nas primeiras séries da Playmates, em meio à febre do desenho animado. Ao invés do tradicional quimono azul, o boneco aparece em uma estranha armadura samurai e com uma raivosa cara de mau. 


Apesar de bizarra, é a mais desejada pelos colecionadores, pela sua raridade. E não é que, navegando despretensiosamente pela internet, descobri esse tesouro no Mercado Livre por uma pechincha...! E o melhor, com alguns acessórios intactos. Não estava no blister, mas eu não coleciono bonecos lacrados mesmo... 

O mais recente integrante da minha coleção, recém-chegado...

Agora, está no seu lugar de direito, um lugar que está reservado há pelo menos 10 anos, quando comecei a conhecer o personagem: a minha estante! Bem-vindo, Usagi!



Um comentário:

  1. muito legal!

    coleciono brinquedos tb e esse é dos clássicos!

    Abç

    http://scantorrents2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir